19 de agosto de 2016

Sobre Fotografia

Já falei aqui que um dos cursos que pensei em fazer foi Fotografia, lembram? Pois é, hoje é o dia da Fotografia, então quis fazer essa pequena postagem sobre ato de capturar imagens, mas antes um adendo: não haverá nada de profissional nesse texto, mesmo porque não sou, é um texto sobre o meu gosto e sobre o que eu espero aprender daqui pra frente.
Eu sempre gostei muito de tirar fotos, antigamente eram mais autorretratos do que qualquer outra coisa, talvez um pouco egocêntrico? Talvez, muito. Nunca fotografei profissionalmente, mas sempre tive uma grande curiosidade de como usar uma câmera, como editar fotos e etc. Quando eu passei por toda a turbulência de encontrar um curso perfeito, eu pensei em fotografia exatamente por isso. Para vocês terem uma ideia, quando, no meu trabalho, tiveram que tirar fotos de todos os funcionários não pensei duas vezes antes de pedir implorar para que fosse eu a fotografar.
Era, acredito eu, a primeira vez que segurava uma câmera profissional por muito tempo e mais: eu tirei fotos com ela! Claro, ela já veio toda configurada pelos donos dela, para não ter problemas na hora da execução, mas mesmo assim a experiência foi incrível. Depois disso só tirei fotos com celulares e uma câmera velha que tenho em casa. Contudo, ainda curto muito a ideia de capturar uma cena que talvez nunca mais se repita.
Quando entrei no curso de Jornalismo, não esperava receber dicas de fotografia logo no primeiro semestre, devido ao trabalho que tivemos que tirar uma foto autoral, acreditava que as aulas sobre o assunto seriam tratadas mais pra frente. Porém em uma das aulas o professor falou sobre composição de foto, enquadramento, luz e edição, o que nos deu uma base para realizar uma foto coerente e uma grande curiosidade para saber mais. Espero que nos próximos semestres tenhamos mais matérias que englobem a fotografia.
Enfim, aqui vão algumas fotografias, mas aviso de antemão, não esperem fotos dignas de prêmios, pois como eu disse: ainda sou um amador.