24 de janeiro de 2017

Criar novas boas histórias.

A vida acontece. Num piscar de olhos, uma pessoa que estava contigo realizando várias coisas vai embora. Desde passeios inesperados pelo centro de São Paulo aos românticos no cinema ou os culturais em museus, todos esses momentos permanecem, mesmo após a despedida.

Por mais difícil que possa parecer, esses momentos vão ficar com você para toda a vida, é besteira tentar apagar eles, um filme não desaparece da sua mente, uma exposição de arte pode fazer parte das suas conversas com o pessoal do trabalho, de repente você vai precisa passar no centro para comprar algo... Não existe um relógio que determina a validade de uma lembrança. Ela não some, ela se torna parte de quem você é.

Então, já que não dá para simplesmente mandar elas embora: que tal criar novas? Olha, pode ser complicado no começo, por causa da rotina, das próprias lembranças e do costume de estar com a pessoa específica. Mas, uma boa história não se escreve sozinha, uma vida não se vive sentado e remoendo.

No começo, evite os mesmos lugares, afinal memórias novas são melhores em lugares novos e inesperados. Aquele shopping que você não gostava, poderá te surpreender. Descer em uma estação diferente ou não pegar aquele atalho, podem mudar a sua perspectiva. Assim, aos poucos sua vida vai acontecendo, cheio de momentos novos e ainda com os antigos, para revisitarmos sempre que quisermos. 

10 de janeiro de 2017

Terminar também é recomeçar.

Planos, rotinas e sonhos. Todas essas coisas acabam quando seu relacionamento com a pessoa termina. Dia após dia e vocês vão criando uma história de amor e de confiança, um ajudando ao outro, crescendo, criando e planejando. De repente, a rotina que vocês tinham já não existe mais, você não vai mais buscá-lo no trabalho, ele não vai mais te ver na hora do almoço.

No começo, quando vocês colocam um fim, parece que existe um grande vazio dentro de você, um buraco negro que suga qualquer sentimento que tenta ter. Aí a rotina faz falta. O carinho faz falta. E agora, José? Não vou te falar que vai ser fácil superar, não é. Existia uma história, mas como todas as outras: essa também vai passar.

Lembra quando éramos crianças e nossos pais liam ou contavam uma história para a gente antes de dormir? Sempre pedíamos por mais uma, mais uma e outra. Quando gostávamos da história eles reliam/contavam de novo e de novo. Vai ser assim, sua vida vai ser repleta de histórias!

Contudo, o mais importante é você retirar o máximo de aprendizado de cada uma delas. Não encare o término de um namoro como fracasso, vocês deram certo até o momento em que tinha que dar. O que vocês viveram, naquele espaço/tempo, foi mágico. Então, não tente excluir essa parte da sua vida, apenas aceite que ela seguiu um caminho diferente.

“[...]Como a minha amiga, a querida princesa Leia, que nos deixou, me disse uma vez: pegue seu coração partido e o transforme em arte" – Discurso de Maryl Streep no Globo de Ouro, 2017.

3 de janeiro de 2017

Enfim, 2016 acabou!

Podemos concordar que o ano passado foi muito ruim. Claro, houve algumas coisas que tornaram nossos dias mais agradáveis, mas pensando em escala mundial: houve muita coisa triste.

Só para citar algumas: guerras na Síria estão cada vez piores, crise financeira e política, boate Pulse, várias mortes de personalidades e, recentemente, o assassinato de um ser humano incrível em uma estação de metrô aqui em São Paulo.

Contudo, consigo olhar para o meu ano e tirar algumas coisas muito boas:

  • Entrei em um curso que eu gosto muito; 
  • Comecei este blog; 
  • Fiz minha primeira tatuagem; 
  • Acompanhei, por dois dias seguidos, minha melhor amiga lançando seu primeiro livro na Bienal; 
  • Conheci autores brasileiros maravilhosos e atenciosos na bienal; 
  • Fui em eventos maravilhosos; 
  • Li meu primeiro livro em inglês.

Além de todas as coisas que colocam um sorriso no nosso rosto ao longo dos dias. Portanto, é preciso olhar para esse ano que passou, respirar fundo, encarar os fatos e não repetir os desagradáveis.

Feliz ano novo a todos que acompanharam esse blog em seu primeiro ano. Muitas novidades virão conforme o tempo for passando. Obrigado!