22 de fevereiro de 2017

Aulas inspiradoras!

A escolha do curso de graduação é essencial para a sua permanência nele, você escolhe algo que está nas suas qualificações como: bom, rentável, eficiente... Por aí vai. Contudo, por mais que o seu curso seja exatamente o que você gosta/quer, algumas aulas podem te deixar um tanto desanimado. Então, quando um professor consegue te inspirar é maravilhoso.

Aí você está naquela semana ruim, na bad mesmo, chega na faculdade e tem que deparar com uma aula cheia de slides e só conteúdo teórico. Chato, não é? Essa semana mesmo, tive a primeira aula no Laboratório de Redação Jornalística, uma segunda-feira totalmente atípica, até então estávamos acostumados a ficar na sala durante duas aulas assistindo a slides...

O desafio foi criar uma nota (Nota: relato parcial de um acontecimento ainda em curso, apuração parcial). O professor fez uma pesquisa com a gente na primeira aula do semestre e com esses dados fizemos uma nota de cinco linhas sobre essa pesquisa. Foi realmente inspirador, todos os alunos com computadores e concentrados em realizar a tarefa.

Ainda existem aquelas aulas que nos inspiram só pela forma de explicação do professor ou até mesmo identificação com ele. Claro que todas essas coisas são muito relativas, uma matéria que eu gosto pode não ser do agrado de outro colega, mas ter essas matérias inspiradoras, é muito importante para nos dar aquela energia para estudar.

Espero que vocês encontrem essas aulas inspiradoras ao longo da jornada! 

14 de fevereiro de 2017

Grey's Anatomy e empatia.

Você já sentiu empatia por alguém?

Empatia 
s.f. Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.(Dicio.com.br)

Sei que muitas vezes é difícil se colocar no lugar de alguém, somos condicionados a nos preocupar somente com os nossos sentimentos, se não passamos por algo não entendemos. Mas é muito importante exercitar a empatia, para viver em sociedade e entender as ações do próximo.

Quando comecei a assistir Grey’s Anatomy, acreditava ser apenas uma série sobre romance e drama (muito drama), apesar desses elementos serem parte considerável de toda história, as temporadas criadas por Shonda Rhimes exploram muito o lado humano de cada personagem.

Para quem não sabe, Grey’s Anatomy é um drama médico que se passa dentro de um hospital onde acompanhamos um grupo de internos, suas vidas, seus casos medicinais e amorosos. A série gira em torno de Meredith Grey, que descobrimos, logo no começo, ter uma mãe com Alzheimer.

Devido a isso, começamos a nos colocar no lugar dela assim que começa o episódio. Porém, por se tratar de um hospital, possuímos diversos casos, desde a espera por um coração até a morte de um ente querido ou uma doença que paralisa todo o seu corpo... É muito interessante ver como cada personagem lida com as situações, como eles se envolvem, como resolvem os próprios problemas.

Por isso, indico Grey’s Anatomy, não só porque é uma boa produção (e está disponível na Netflix), mas também porque consegue trazer alguns questionamentos e ensinamentos muito preciosos. Exerça a empatia! 

7 de fevereiro de 2017

As aulas voltaram!

Alguém aqui estava ansioso para voltar para a faculdade? Bom, eu estava. Não só porque sou apaixonado pelo que estou estudando, mas porque o ambiente me deixa bem e feliz. Aí junta isso ao ano em que vamos entrar em contato com o Jornalismo, mesmo. 

Desde o final do semestre passado, espero por esse momento. Novos professores, novas matérias, trabalhos mais focados na área, tudo diferente. Na segunda-feira (06/02) foi meu primeiro dia de aula, o professor se apresentou e apresentou a matéria. Depois ele disse o que faríamos de trabalho interdisciplinar no semestre: UM JORNAL!

Sim, um jornal com todas as suas editorias, todas as fotos, toda a parte de diagramação, tudo completo. Quem estava presente ficou empolgadíssimo, começamos a planejar as mudanças, as matérias, juntamos grupos (agora que a sala é só de jornalistas, alguns grupos foram totalmente alterados).

Enfim, o que posso esperar desse semestre é que ele seja o melhor até agora e que conforme for passando os anos fique cada vez melhor, com os estresses de um curso superior, só que ainda me dando prazer em estar lá!

Boa volta às aulas!