27 de abril de 2016

Projeto Música Através do Mundo

Música para mim é quase sagrada. O problema é que, aqui no Brasil, somos muito influenciados por músicas americanas e inglesas. Nem mesmo as nossas músicas nos influenciam tanto quanto os artistas internacionais. Sofro muito pra encontrar uma banda brasileira com letras legais, uma melodia que me atraía e que a personalidade do artista não estrague tudo isso, depois farei uma postagem sobre as minhas bandas brasileiras favoritas.
Enfim, pensando nisso e desejando coisas novas, decidi começar um projeto com bandas de países por todo o mundo, alguns meses atrás. Peguei uma lista no Google de bandas divididas por países e pronto, cada dia eu sorteava uma, escutava o último álbum lançado e dependo da minha exigência no dia, ele entrava ou não para uma lista que fiz no Spotify com uma amiga que participou do projeto.
Passamos por várias bandas esquisitas e outras muito legais, não encontramos algumas, outras foram muito difíceis de suportar e desistimos (desculpa, Egito!). Percebemos que mesmo em países com outras línguas nativas, as bandas que cantam inglês prevalecem, e às vezes isso nos fazia sortear outra banda (já que o intuito do projeto era descobrir coisas novas!). Agora o projeto já acabou, estou me sentindo meio órfão e daqui um tempo vou começar outro, mas hoje eu separei cinco bandas, escolhi uma música de cada para vocês descobrirem.

Kabul Dreams
Kabul Dreams é uma banda do Afeganistão de indie rock e rock n' roll. Foi a primeira banda e não poderíamos ter começado melhor, conquistou logo de cara. Apesar de ter algumas músicas em inglês, as que são cantadas na língua nativa são tão boas quanto. O álbum que nós ouvimos foi o WE ARE Kabul Dreams.
Mammut
                Boliviana, a banda Mammut, foca no rock. Suas músicas são todas no idioma do país. O álbum escutado foi o Barbarie.
Desmod
A banda da Eslováquia foi um alívio, após de desistir do Egito (a mulher cantava gemendo), estávamos com medo de encarar países tão desconhecidos musicalmente, mas Desmod apareceu com esse rock leve e salvou. Vyberovka, foi o álbum escolhido. 
Fossils (Rupam Islam)
Fossils foi uma surpresa boa: a banda é da Índia e toca rock. Apesar do idioma bem estranho, a melodia consegue ser bem agradável aos ouvidos. O álbum foi Fossils 4.
Musiqq
Direto da Letônia, o duo que compõe Musiqq toca pop e R&B, que é mais o meu gênero preferido, então foi uma das mais fáceis. O álbum: Silta Sirds.

                Esse projeto me trouxe outra visão da 1ª arte, de que podem existir muitas coisas diferentes ao redor do mundo e coisas parecidas com o que nós estamos acostumados.
Queria indicar outras bandas (foi muito difícil selecionar só essas) mas não caberia em uma postagem, portanto, vou deixar a playlist criada no Spotify aqui embaixo pra vocês apreciarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário