20 de julho de 2016

Finalizando o Semestre: Parte 1

Sei que esse blog está cheio de teias, vamos limpá-las enquanto conto pra vocês o que aconteceu no final do meu semestre? Ok, vamos lá.  Bom, não tenho escrito porque primeiro minha vida ficou uma loucura na faculdade: trabalhos, provas, apresentações, atividades extras... Aí acabou o semestre e meu trabalho aumentou muito, eu geralmente escrevo quando termino o que eu tenho pra fazer, mas eu nunca terminava. Enfim, a questão é que aqui estou e como eu já tinha planejado vou criar duas postagens sobre o final do semestre na faculdade, as coisas que eu mais curti fazer, os trabalhos que eu mais gostei de apresentar e etc.
Primeiro houve o ENCOM (Encontro de Comunicação), semana com uma série de palestras sobre Rádio e TV, Jornalismo e Publicidade, contudo consegui ir apenas em três dias do encontro. Não era obrigatório você ir à palestra do curso matriculado, por isso eu acabei assistindo apenas uma de Jornalismo, que foi a que mais me interessei, depois deixei os outros dias para Rádio e TV, que não me instigaram tanto.
Na palestra de Jornalismo, César Galvão falou sobre a vida do Jornalista Investigativo. Durante a palestra, ele citou várias experiências e apresentou algumas reportagens. Ao contrário da minha experiência com o jornalismo ambiental, o investigativo me atraiu muito, não que o ambiental não seja importante, mas o investigativo combina comigo em muitos pontos. Imagino como deve ser a sensação de revelar uma fraude, desvio de dinheiro, reportar crimes planejados, estar perto do perigo e ainda apresentar ao mundo a verdade.
O jornalista que segue essa vertente tem que ter um quê de Agatha Christie e seu personagem, o detetive Poirot, tem que ter um bom networking para conseguir informações importantes para a resolução do caso. Cesar Galvão disse que graças às suas filmagens já arranjou problemas com a polícia, mas também conseguiu ajudá-los em casos onde as únicas provas eram suas filmagens. Por tudo isso, jornalismo investigativo está na minha lista de possibilidades, sei que há muito que conhecer desta e de outras vertentes e não vou parar de pesquisar e assistir a palestras sobre as mais diversas áreas.
Outro ponto importante desse semestre foram os trabalhos. Eu sempre preferi trabalhos que dessem liberdade criativa para os alunos, por isso, um dos trabalhos de destaque foi sobre o surgimento do Rádio e da TV, a professora nos deu autonomia para escolher a forma de apresentação, desde que mostrássemos os pontos principais das duas potências em poucos minutos. Começamos a pensar numa forma diferente de apresentar, decidimos fazer uma cena em que apresentadores de TV começavam a falar sobre o surgimento de cada meio de comunicação e de repente, uma transmissão de rádio dos anos 20 interferia na apresentação. Na confusão os apresentadores saíam e só voltavam quando a interferência era cortada. Com essa apresentação, conseguimos aprender muito mais sobre a história dos meios de comunicação, e a professora gostou muito, pois conseguimos abordar todo o assunto sem ficar muito chato.
Em outro trabalho, que foi a base do semestre, tivemos que ler dois textos e criar um artigo de opinião. Foi uma tarefa bem difícil, os textos eram bem técnicos e as nossas opiniões divergiam muito, então, quando enfim conseguimos nos decidir quais pontos defenderíamos, veio outra parte muito complicada: canalizar e escrever. Eram tantas as opiniões, que por várias vezes o texto ficava digressivo. Ainda bem que tivemos o suporte das professoras de Leitura e Produção de Texto, porque senão, o artigo teria virado um texto muito chato. No fim a gente curtiu muito o resultado e conseguimos apresentar o trabalho para toda a sala sem maiores problemas. Clique aqui para ler o artigo.
Bom pessoal, essa foi a primeira parte do final do semestre, na próxima, vou abordar uma atividade extra que tivemos que realizar e as provas. Mas, me contem como foi o final de semestre de vocês? Ainda estão curtindo a escolha que fizeram? Não deixem de comentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário