28 de julho de 2016

Finalizando o Semestre: Parte 2 (Última)

Todo mundo aqui sabe como é tenso ser avaliado, mesmo quem não está em uma faculdade, todo mundo teve que provar o seu conhecimento para professores, instrutores, instituições e por ai vai. Desde uma prova de ensino fundamental até uma prova de concurso público, é sempre difícil esperar o resultado.
Pois bem, estou cursando Jornalismo e comigo isso não seria diferente.  Fui bem nas matérias, sabia o conteúdo, mas fiquei doente de tão tenso e minha vida virou um caos na minha vida. Nunca tinha realizado uma prova com febre e dor no corpo, saí da sala jurando que tinha colocado tal resposta e quando recebi a prova não tinha acertado nada! Aí é correr atrás do prejuízo, estudar pra confirmar que sabia mesmo e realizar a prova final. Mesmo assim fiquei tenso. A professora corrigiu as provas na hora e só falou as notas quando todo mundo acabou. Eu passei, em todas as matérias!
Não consigo pensar em nenhuma dica para se preparar para provas, caso você seja uma pessoa ansiosa e fique tensa na hora, eu poderia tentar um “fique calmo”, mas todo mundo sabe que isso não funcionaria, então o que eu posso dizer é: crie um grupo de estudos, converse com seus amigos, reprisem a matéria toda, veja vídeos sobre a matéria (foi o que eu fiz na avaliação final), assim você consegue mais confiança de que sabe o conteúdo e não precisa ficar com medo, ok?
Nesse semestre eu já senti na pele o que é jornalismo. No final de uma aula, um professor disse que seria parte da banca dos trabalhos do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, e que os grupos do primeiro semestre de Comunicação Social deveriam realizar a cobertura do evento. Nossos grupos são mistos, então funcionou assim: quem era de jornalismo tinha que entrevistar e criar um texto acerca do evento, quem era de publicidade, deveria tirar fotos dos trabalhos. No meu grupo, apenas eu sou de Jornalismo. Em resumo, fui jogado aos leões e tive pouco tempo para me preparar.
Não fazíamos ideia do que eram os trabalhos que seriam apresentados, quando chegamos lá vimos stands de filmes e DVDs e alunos bem nervosos. O professor explicou que esse era o Projeto Interdisciplinar do terceiro semestre de PP, cada grupo tinha que criar e divulgar um DVD para a banca. A hora chegou! Peguei meu bloquinho de notas, escrevi umas perguntas base (as que o professor queria que fossem respondidas no texto a ser criado) e fomos para a luta! O melhor da situação é que estávamos tão apreensivos quanto os alunos que apresentavam o trabalho, então ajudávamos uns aos outros e assim as perguntas foram respondidas e os trabalhos apresentados.
Fomos percebendo que os grupos da nossa sala perguntavam coisas básicas para cada um e iam embora, enquanto nós víamos o material exposto, dávamos opiniões e gravávamos a conversa para ficar mais fácil de criar o texto. Por fim, sobrou apenas o meu grupo, os do terceiro semestre e a banca, não perdemos a oportunidade de fazer algumas perguntas para os professores da banca também. Após tudo isso, criamos o texto, escolhemos dez fotos e entregamos ao professor. Ainda não sabemos qual dos textos ele vai escolher para colocar no blog da faculdade, porque vai ser um projeto futuro, mas ficamos bem orgulhosos do nosso.
O que eu tirei dessa situação toda? Eu estou certo da minha escolha para o futuro. Estar ali, frente a frente com pessoas que não faziam ideia de quem éramos e vice-versa, decidir as perguntas de última hora... Viver o jornalismo, mesmo que dessa forma tão simples e segura, foi uma das experiências mais incríveis que eu tive nesse primeiro semestre. Uma experiência que vou levar como base por um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário