15 de fevereiro de 2016

O processo até escolher Jornalismo.

Você já ficou com dúvida entre duas coisas? Acredito que sim, afinal é muito difícil a gente ter sempre certeza das nossas escolhas. Como diz a escritora britânica J.K. Rowling em seu romance adulto, Morte Súbita: “Escolher é algo perigoso: quando escolhemos, temos que abrir mão de todas as outras possibilidades”. Agora, se coloque na cabeça de um jovem, de 20 anos, que tem interesses diversos, que acabou de sair de uma faculdade e não consegue ficar sem estudar algo por muito tempo. Um leque se abre na frente dele, e as opções se tornam muito mais difíceis de escolher.
Quando eu tranquei a matrícula na faculdade que eu cursava Gestão de TI, eu saí de lá confiante que iria fazer Jornalismo, que era o curso que eu já tinha desistido tantas vezes e que sempre voltava pra mim. A mente inquieta não permitiu que fosse tão fácil assim. De repente, começaram a chover vídeos no YouTube sobre diversas coisas que eu queria muito fazer: fotografia, cinema, letras... Todas as opções que eu já tinha considerado, aparecendo novamente, em um momento em que eu estava livre. Eu poderia escolher qualquer coisa!

Aqui estão alguns vídeos que me fizeram começar a duvidar do que eu realmente escolheria:
  • O que é Direção de Fotografia? (Cinematography) – Lully de Verdade


A Lully é formada em cinema, e no canal dela você pode encontrar muito conteúdo sobre a área e sobre filmes em geral. Tem várias dicas de filmes e coisas geek/nerd. Esse vídeo, em especial, deixou a pergunta martelando na minha cabeça: “Será que eu não deveria fazer Cinema?”
  • Piloto (Como comecei, Fiz algum curso, Dicas pra quem ta começando) – Tom Rodrigues (Aredead)

Tom é fotografo e tem uma história parecida com a minha: saiu do curso de TI e deu uma reviravolta na vida. Ele faz ensaios de vários youtubers, e as fotos dele são muito boas. Daí eu comecei a questionar meus gostos, será que na verdade eu gostava mais de fotografia?

Mas, por que Jornalismo, Mateus?
Bom, primeiramente, querendo ou não, Jornalismo abrange todas as coisas que eu gosto. Eu vou precisar escrever – basicamente o tempo inteiro – e tem o fotojornalismo, que não chega a ser a mesma coisa, mas que serão basicamente noções iguais de conhecimento. E claro, não é como fazer um filme, mas pelo menos terei conhecimento de rádio e TV que vai me ajudar a produzir meus próprios vídeos. Outra coisa que me cativa muito, é o interesse que o Jornalista tem que ter, a busca por novidades e notícias o tempo todo, sem contar que toda hora você tem que ler alguma coisa, seja um texto teórico, uma reportagem ou livros atuais para se inteirar do que está acontecendo no mundo (coisas que eu gosto bastante). E, ainda que seja uma ilusão, o Jornalista sempre tem vontade de mudar o mundo.
Então, basicamente, a mudança de curso foi um processo árduo que me mostrou que sim, eu realmente quero cursar Jornalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário